quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vincere


Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme do cineasta Marco Bellocchio é sobre a história da amante secreta de Mussolini. Polêmico e forte são os adjetivos mais congruentes para esta biografia de um dos homens mais controversos da história. Ela trata de abranger o lado psicológico do fascista italiano, remontando apenas o início de sua história na política, quando jovem sindicalista, para ambientar seu romance com Ida Dasler (Giovanna Mezzogiorno).
O ator que o interpreta quando jovem e mais adiante como seu próprio filho (Filippo Timi) é espetacular, parece que nasceu para este papel.
O título é o nome de uma música famosa chamada Vincere, angustiante e dramática como o próprio filme.
Ida é uma mulher apaixonada que abre mão de todos os seus bens para ajudar Mussolini a inaugurar o seu jornal, primeiro passo para expor as suas idéias.
A história deles a princípio é tão engajada e mútua que nos esquecemos, assim como ele, que é casado e tem uma filha, não obstante, não demora muito para que a trama nos recorde e acabe com o “conto de fadas” de Ida.
Conforme vai ascendendo politicamente, Mussolini se distancia de Ida, que concomitantemente engravida e tem um menino (frase emblemática dita por ele a Dasler – antes um batismo que um funeral). Bom, a partir daí é só se preparar para sentir raiva, já que o ditador em questão, põe todo o seu pouco caráter em prática e não só desaparece como a separa do filho e a interna em um instituto psiquiátrico.
O que acontece depois não vou contar para não perder a graça e nem tirar as esperanças de vocês. Por último, acho importante falar dos aspectos cinematográficos. O diretor não contentou-se apenas com a forte história que tinha nas mãos e inovou muito na fotografia e na sobreposição de imagens documentadas do próprio Mussolini, o que dá um aspecto bem mais real a trama.
Realmente esse não da pra perder, principalmente se for fã de um bom drama como eu.
  • Ponto forte: diálogo de Ida com o psiquiatra
  • Ponto fraco: para alguns, dramático demais
  • Prestatenção: cenas em que eles vão ao cinema, mudo na época, com músicos tocando a trilha sonora ao vivo, simplesmente o máximo.
  • Veja o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ldYi82S__kY

Nenhum comentário:

Postar um comentário